sábado, 30 de abril de 2011

JANE EYRE

Desta vez não vou escrever sobre livros, mas sobre uma série da BBC baseada no em um livro, o romance de Charlote Brontë, Jane Eyre.
Tinha assistido a excelente versão de 1996 de Franco Zeffirelli, com Charlote Gainsbourg e William Hurt nos papéis principais. A nova versão da BBC, de 2006, consegue ser melhor.
A versão tem 4 episódios de cerca de 1 hora cada. Por isso, prepare-se para passar a tarde do sábado ou domingo viajando pelo século 19. Vale muito à pena!!!

Jane Eyre é uma órfã que é mandada para um abrigo pela tia, aos dez anos. Após vários anos de privação e solidão, ela sai do abrigo para trabalhar como tutora de uma menina na casa do rico Sr. Rochester. Lá ela encontra respeito, amizade e companheirismo, algo nunca antes vivido.
Estes sentimentos fazem crescer devagarinho um amor pelo Sr Rochester, um homem de temperamento inconstante, às vezes simpático e bem humorado, beirando o cinismo, às vezes sisudo e estúpido.
Mas naquela casa esconde-se um segredo que afetará a vida dos dois e impedirá a concretização do amor.
Após muitos percalços, o final feliz é possível, após duas mortes: a primeira, deixa Sr Rochester livre para ser feliz, a segunda, deixa Jane Eyre rica, tornando-se uma igual ao Sr Rochester, conforme costumes da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário