sábado, 25 de fevereiro de 2012
O Pequeno Príncipe
O Pequeno Príncipe é um menino que morava sozinho em um pequeno asteroide e gostava muito de ver o pôr-do-sol quando estava triste. Ele cuidava do seu pequeno planeta, revolvendo os três vulcões da altura de seu joelho e arrancando os arbustos de baobás que poderiam destruir tudo.
Um dia, apareceu em seu pequeno planeta uma rosa, a quem aprendeu a conhecer e a amar. Mas com o tempo, eles passaram a se incomodar com coisas sem importância e o principezinho decidiu, então, partir e viajar pelo mundo.
Na sua viagem, passou por sete planetas onde encontrou pessoas e ensinamentos: um rei cuja autoridade repousava sobre a razão; um vaidoso que só ouvia os elogios; um bêbedo que bebia para esquecer que tinha vergonha de beber; um homem de negócios que era rico para ser rico; um acendedor de lampião que seguia o regulamento, sem nunca questioná-lo; um geógrafo que sabia sobre rios, montanhas e vulcões, mas nunca tinha deixado sua escrivaninha para ver de perto nenhum deles.
No último planeta, a Terra, o pequeno príncipe vagou um tempo sozinho, encontrou uma serpente, escalou montanhas que repetiam o que ele gritava, conheceu a raposa que lhe ensinou a importância da amizade, e viu um jardim repleto de rosas todas iguaizinhas a sua rosa, mas nenhuma igual a sua rosa.
No fim de sua jornada, o príncipe acabou encontrando um aviador que tinha sofrido uma pane no deserto e que estava apenas preocupado em consertar o avião e sobreviver - tinha deixado de desenhar elefantes dentro de jiboias quando criança.
Os dois ficaram sete dias juntos, o aviador desenhou um carneiro para o príncipe e foi compreendendo seu amor pela rosa; encontraram uma fonte no deserto e choraram um pouco quando cada um foi para casa rever sua rosa.
É um livro encantador, repleto de poesia e sensibilidade. Foi meu livro de cabeceira durante anos, até que fiquei Grande.
De vez em quando releio e me pego olhando as estrelas em busca de uma flor escondida.
A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixa cativar.
Assinar:
Postagens (Atom)