domingo, 20 de março de 2011

Livros que li nos últimos seis meses


Precisamos falar sobre Kevin: o livro trata da estória de um garoto que, aos dezesseis anos, matou nove pessoas da sua escola nos Estados Unidos. Embora pareça, não é baseado em uma história real.
O livro é muito mais um retrato das dúvidas e angústias da mãe do que uma análise dos motivos do garoto. Excelente!




A história de Eva: o livro fala da vida de uma garota nos campos de concentração da segunda guerra mundial. Mesma ideia de 'O diário de Anne Frank' mas com muito menos intensidade. Se não leu nenhum dos dois, dê preferência ao último.




Caim: livro de José Saramago sobre os motivos de Caim ter matado Abel. Como todo livro de Saramago a narrativa surpreende e as ideias são originais.
Vale à pena.



Trem noturno para Lisboa: Trata da história de um professor que, durante uma aula, abandona a sala e decide viajar para Lisboa a fim de conhecer a história de um escritor de um livro.
É um livro filosófico. Quem não gostar de discutir questões mais profundas da vida humana pode não conseguir lê-lo.
Muito boa pedida.



Um Hotel na esquina do tempo: trata da história de um chinês que morou nos Estados Unidos durante a segunda guerra. Sua paixão por uma garota que conheceu durante adolescência e com a qual perdeu contato, e que voltou a reencontrar já velho, após a morte de sua esposa.
O enredo básico é semelhante ao belo 'O amor nos tempos do cólera' mas sem a poesia e o encanto de Gabriel Garcia Marquez.
Não é um livro brilhante, mas não chega a ser um desperdício de tempo lê-lo.



O retrato de Dorian Gray: um clássico da literatura inglesa, com um enredo instigante, que prende o leitor facilmente, permeado de questões como narcisismo, aparências, prazer, decadência moral.
O livro retrata a estória de Dorian Gray um rapaz que seduz as pessoas com sua beleza e jovialidade e que tem seu retrato pintado por um amigo, com o qual ele posteriormente se desentende.
Excelente livro.